FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS
Historical pictures

OS PATRIARCAS DA FAMÍLIA FLUMIGNAN DO BRASIL

ANTONIO FLUMIGNAN cc SANTA PESTRIN
Filho de Giuseppe Flumignan cc Elena Clozza

 

ANTONIO e SANTA PESTRIN, os “Patriarcas”da família Flumignan do Brasil. Ele natural de RIVOLTO, distrito de CODRÓIPO, Província de Údine, nascido em 27.8.1874. Ela, natural de RONCHIS, da mesma Província, nascida em 8.9.1874. Faleceram em Presidente Prudente, Estado de São Paulo, onde encontravam-se radicados em terras de sua propriedade, a Fazenda Santo Antonio, de cafeicultura. De notar-se que contrairam matrimônio na comuna denominada “PALAZZOLO DELLO STELLA”, em 8.2.1897 e em 16 de abril do mesmo ano desembarcavam no Brasil.

A foto é de 4.12.1932 - DIPLOMAÇÃO de ANGELO FLUMIGNAN no curso de Contador pela Academia de Comércio do Ginásio São Paulo, de Presidente Prudente. Além das autoridades escolares e colegas do curso, no 1º plano, está presente o genitor ANTONIO FLUMIGNAN, que se identifica na 3º fila, atrás do filho, sobre o degráu da escada (único de bigode). O “Patriarca”contava então 58 anos de idade. ANGELO foi o orador da Turma. Era, então, Diretor do Estabelecimento, o professor BOULANGER UCHÔA. Compondo o grupo, vê-se ainda JOÃO FLUMIGNAN, a 1ª pessoa da 2ª fila à partir da direita e JOSÉ FLUMIGNAN, 5ª pessoa da última fila, à partir da esquerda. Esta fotografia, cedida pelo filho do diplomado, ANGELO ROBERTO FLUMIGNAN, é raríssima. Causou emoção ao Autor desta pesquisa que jamais contava obter uma outra foto do “Patriarca”, especialmente em solenidade pública, pois sabe-se que, à época e no local em que residia, os profissionais da área eram itinerantes.

VIRGINIA FLUMIGNAN, nascida em 5 de novembro de 1897, em Ribeirão Preto/SP, quando a cidade já alcançara o “status”de Comarca (Lei 80-25/8/1892), primogênita dos “Patriarcas”, que nessa Região se encontravam estabelecidos em colonato de café e seu marido CONSTANTINO TRONDOLI, de família radicada na mesma região. Em 1940, o casal e seus 10 primeiros filhos também transferiram seu domicílio para Presidente Prudente, reunindo-se aos “Patriarcas” que para esta cidade já tinhan vindo em 1924. Os dois últimos filhos do casal, JOSÉ FLUMIGNAN TRONDOLI e MARIA LUZIA TRONDOLI SIMIONI, já são prudentinos de nascimento. Foto obtida de um retrato de parede existente na casa da filha DOVALINA.

   

JOÃO FLUMIGNAN(1903), terceiro filho dos “ Patriarcas”, natural de Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto e a esposa FIRMIANA FRANCISCA DE PAULA, casados em 28.7.1927, em Presidente Prudente, gerando o casal 13 filhos.

ALBERTO FLUMIGNAN e MARIA RABONI, sua esposa (composição eletrônica de 2 fotos, respectivamente de 1950 e 1953). Na foto superior a direita encontra-se o prédio destinado a hotel, construido em Tupã por ALBERTO FLUMIGNAN, em 1947. Continha um átrio pluvial no corpo principal da construção, ao estilo latino, utilizado como um jardim de inverno, com muitas plantas e pássaros, proporcionando um ambiente alegre e de repouso aos hóspedes. Durante muitos anos funcionou como Hotel Marabá. Na foto inferior está a fachada do segundo prédio construido por ALBERTO FLUMIGNAN, em 1952, destinado a hotel. Na data da conclusão, o edifício era um dos melhores da cidade no ramo hoteleiro. Localizado à rua Mandaguaris, esquina com Av. Tapuias, em Tupã-SP.

  

JOSÉ FLUMIGNAN e sua esposa ANNA SANDOVETTI geraram 10 filhos e 25 netos. Na foto à direita, LUIZ FLUMIGNAN com 33 anos, a esposa LUIZA MARANGONI e os quatro primeiros filhos: ANTONIO, de 1934; ELINA, de 1935; VIRGILIO, de 1936 e DANTE, de 1938, no colo. A foto é de 1940.

ANGELO FLUMIGNAN, em foto da Graduação de Contabilista em 1932, pela Academia de Comércio do Ginásio São Paulo, de Presidente Prudente-SP, de cuja turma foi orador. Ao lado, CLARICY DA MATTA E SOUZA, esposa de ANGELO FLUMIGNAN. Conheceram-se e contrairam matrimônio em Martinópolis-SP. A foto provavelmente é de 1943 e foi gentilmente cedida pelo filho primogênito ANGELO ROBERTO.

      

CONSTANTE FLUMIGNAN e sua esposa DEOZOLINA MENEGUESSO, em 1936, três meses após o casamento que fora celebrado na Igreja Matriz de São Sebastião, de Presidente Prudente-SP, onde o casal sempre residiu. CONSTANTE, nascido em Santa Adélia-SP, em 1914 é o 8º filho dos “Patriarcas”. Sendo homem virtuoso, logrou transmitir a todos os filhos as qualidades morais pelo seu exemplo de vida. Na foto seguinte, casal ELIZABETH FLUMIGNAN e JOSÉ GOMES NASCIMENTO contando a mesma então 18 anos de idade. É a derradeira filha dos Patriarcas. Fotografia rara, única, de 1935, encontrada pelo Autor na casa de MARIA NASCIMENTO ROJAS, a terceira filha de ELIZABETH, residente no bairro Rancho das Taboinhas, zona rural de Presidente Prudente.