ACOMPANHAMENTO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA 
Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan
CRM 5245054-3

     

      A obesidade é uma das doença mais controversas do ser humano devido estar relacionada com a aparência física, hábitos alimentares, aspectos culturais e também ao status social. 

     As evidências científicas atuais conceituam a obesidade como uma síndrome genética de evolução crônica em que os fatores ambientais são determinantes para seu desencadeamento e manutenção. 

     A obesidade é a causa e o fator de risco importante para o diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão arterial, o câncer e a dislipidemia (colesterol elevado) que encontram-se em ascensão vertiginosa devido ao consumo excessivo de calorias associadas ao sedentarismo cada vez mais facilitado pelo conforto da vida contemporânea. 

       Todos as pessoas com obesidade, submetidos a cirurgia bariátrica ou não, devem estar conscientes que necessitam de tratamento médico continuado tendo em vista atingir e manter as metas ponderais saudáveis. 

     As pessoas com excesso de peso sofrem estresses emocionais devido aos preconceitos e culpas que nunca se justificaram pois a obesidade acontece independentemente da vontade da pessoa. 

      O intensidade do tratamento da obesidade deve ser proporcional ao excesso ponderal, sendo que a cirurgia bariátrica é reconhecida como a opção terapêutica mais eficaz para as obesidades grau 2 e 3, sendo esta última conhecida como mórbida pois encurta acentuadamente a qualidade e o tempo de vida.

      O emagrecimento causado pela cirurgia bariátrica é decorrente de múltiplos fatores, não apenas gastrointestinais, mas tambémpelos ajustes de muitos hormônios secretados pelo aparelho digestivo e tecidos gordurosos, com ênfase as incretinas e as adiponectinas e da saciedade dos centros cerebrais que culminam na diminuição da absorção dos alimentos, melhoria metabólica e da redução do apetite.

      Não se preocupe em ficar magro ou magra demais, pois quando muito a cirurgia bariátrica reduz 90% do excesso de peso, raramente mais do que isto. 

       Após a cirurgia é importante você saber que é precisa manter-se no tratamento para controle do peso para o resto da vida com planejamento nutricional, prática de exercícios e até mesmo uso de medicamentos para manter o peso conquistado. 

       O caminho da cirurgia bariátrica começa no pré-operatório com um check-up minucioso da sua saúde cuja cirurgia somente será realizada se for aprovada por todos os membros da equipe multidisciplinar, que inclui médicos, psicólogos e nutricionistas. 

       Depois da cirurgia, a equipe multidisciplinar volta a atuar através de consultas periódicas, cada vez mais espaçadas na medida que o paciente adquirir autodomínio de seus cuidados. 

     É importante saber que a pessoa com obesidade operada e com peso na meta continua sendo uma pessoa com a obesidade, mas agora se torna uma pessoa obesa com peso normal.

   Por isso é necessário manter-se, por toda a vida, em acompanhamento com profissionais experientes na cirurgia bariátrica pois você poderá voltar a engordar se não tiver uma estratégia eficaz e personalizada de controle do peso. 

       Alguns estudos mostraram que entre 5 a 10% das pessoas com obesidade que foram submetidas a cirurgia bariátrica voltaram o mesmo peso antes da cirurgia, perdendo o esforço empreendido.

      A maior causa do reganho de peso é o abandono da psicoterapia.

      Portanto, 90 a 95% das pessoas com excesso de peso tiveram benefícios com a cirurgia bariátrica, mostrando com isso que é o melhor caminho para o emagrecimento sustentado. 

Assuntos relacionados:


Cirurgia bariátrica no diabetes 2. 


Obesidade infanto juvenil. 














INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
do Rio de Janeiro

www.medicina.flumignano.com

Avenida Nossa Senhora de Copacabana 664/704,
CRP 22050-001 - RIio de Janeiro - RJ.


INÍCIO

BIBLIOTECA

EQUIPE

NÚCLEOS

EDUCAÇÃO EM SAÚDE