www.medicina.flumignano.com
INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA

Logo IFM


" Mais que profissão, a medicina para nós é missão."

Linha azul

SISTEMAS DE INFUSÃO CONTÍNUA DE INSULINA - SICI
- Bombas de Insulina -

Autor - Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan

Ilustração pessoas usando SICI

    O uso de Sistemas de Infusão Contínua de Insulina - SICI - é considerado atualmente como o "padrão ouro" no tratamento do diabetes insulinodependente pois proporciona melhor controle glicêmico à curto e longo prazo do que as múltiplas aplicações de insulinas pelo método basal e bolus. Aos não familiarizados com estes termos, insulina basal significa insulina de ação prolongada e insulina bolus significa a insulina de ação rápida ou ultra rápida usada antes das refeições.  

    Entre suas vantagens incluem a curva glicêmica diária mais estável e fisiológica repercutindo na melhora dos níveis da hemoglobina glicosilada e na redução das hipoglicemias. Isto é conseguido graças as diversas possibilidades de personalização dos padrões de infusão insulínica controlada por equipamento portátil de alta precisão e segurança. O equipamento é programável de acordo com seu estilo de vida de cada pessoa através dos ajustes de sensibilidade insulínica  e metas glicêmicas, sintonizadas com a dieta a ser ingerida e os estados coadjuvantes como estresses e esportes.  

    Portanto, para a utilização deste equipamento é conveninete o treinamento na contagem de carboidratos dos alimentos e no conhecimentos dos comandos digitais disponíveis no SICI. Uma vez adquirido este manejo, a terapia com SICI pode se adequar perfeitamente aos diversos tipos de estilos de vida, incluindo os perfis esportistas, sedentários, artísticos, festivos etc.  

    Outra grande vantagem é a ocorrências de menos hipoglicemias em comparação com a terapia de insulinação através múltiplas aplicações diárias, pois o SICI pode ser ajustado por faixa de horários, por exemplo, o equipamento pode reduzir a velocidade da infusão da insulina exclusivamente no período noturno. Crianças, adolescentes e gestantes tem usado com sucesso esta possibilidade terapêutica. ESPECIALMENTE para as crianças diabéticas tipo 1, a terapia é tão extraordinária que passa a ser quase que obrigatória, pois através do controle remoto é possível aumentar ou reduzir a infusão da insulina sem precisar usar as multiplas espetadas das injeções subctutâneas de insulina. Isto faz grande diferença para as crianças.

    A maior limitação se resume na capacidade da pessoa em dominar os menus digitais do equipamento eletrônico cuja complexidade se assemelha a de um smartfone. Incômodo necessário é o cateter de transporte da insulina que se liga entre o equipamente do SICI e a pele do diabético, sendo necessário trocar o ponta subcutânea de "teflon" a cada 3 a 7 dias. 

    O equipamento possui muitos alarmes sonoros que previnem qualquer erro de procedimento do usuário ou falha do equipamento e custa por volta de dez a quinze mil reais, preço do ano de 2015, com estimativa de consumo de insumos (cateter, agulhas, cartuchos mensais e outros menores) por volta de quatrocentos reais por mês ou menos. Os preços citados devem ser revistos diretamente com as empresas vendedoras pois há variação cambial e promoções.  Qualquer diabético insulinodependente pode usar! Aos que não podem pagar e precisam do equipamento há o recurso judicial  para se obter o equipamento que sob liminar poderá estar disponível em poucos dias. Porém, ANTES de qualquer decisão, há a possibilidade do TEST DRIVE GRATUITO fornecido pelas empresas em que o diabético poderá usar durante 30 dias o equipamento para confirmar sua aceitação. No test drive inclui gratuitamente aulas de treinamento com enfermeiras, educadoras e nutricionistas e poderá haver somente a cobrança do material descartável a ser utilizado naquele período. Nosso INSTITUTO fornece esta possilibidade aos pacientes que se tratam conosco.   

EU USO - Depoimento:

    Como médico e diabético tipo 1 insulinodependente, mesmo previamente bem controlado com insulinas análogas basal e bolus, optei por usar o SICI pois melhora o conforto da terapia. Naturalmente, por estar conectado ao equipamento, exige-se mais atenção ao controle glicêmico do que as outras formas de tratamento, pois o manejo das infusões exige que tenhamos parâmetros prévios, como glicemia do momento e quantidade de carboidrato a ser ingerido, por diversas vezes ao dia, e isto representa por si só mais dedicação ao tratamento e por conseguinte, melhores resultados glicêmicos. 

    Como médico, minha rotina de trabalho muitas vezes é modificada repentinamente, e o SICI permite reduzir ou aumentar a velocidade e quantidade da infusão insulínica por um período conveniente de tempo com o objetivo de imitar a curva fisiológica natural, fazendo que a insulinização seja infundida de forma personalizada.  Por exemplo, nos  jejuns prolongados é possível reduzir a insulinização para prevenir as hipoglicemias e inversamente, nos casos das festas, é possível aumentar a insulinação para prevenir as hiperglicemias. 

    O equipamento é a prova d´agua, portanto, sem problemas na piscina ou no mar. É resistente a quedas e pode ser desligado durante o banho que costuma demorar trinta minutos em média sem repercussões relevantes na glicemia.  O mesmo pode ser feito nos minutos da relação sexual, porém deve se manter ligado e conectado durante o restante período da noite.  

    No Brasil temos duas empresas que atuam no fornecimento destes equipamentos, cujos atributos resumidamente descrevo abaixo. É difícil fazer a escolha diante de equipamentos tão avançados mas há a possibilidade de usar ambos no test drive para depois fazer a melhor escolha que atenda seu estilo de vida e necessidades orgânicas. 

 

ACCU-CHEK COMBO DA ROCHE ®

PARADIGM REAL TIME DA MEDTRONIC ®

 

FOTO_ACCU_CHECK_COMBO_2014

 

FOTO_PARADIGMA REAL - MEDTRONIC

O equipamento ACCU-CHEK COMBO DA ROCHE  tem como atributo principal o CONTROLE REMOTO que permite a regulagem do SICI - Sistema de Infusão Contínua de Insulina - à distância, portanto, sem precisar tocar no equipamento infusor da insulina que pode ser alojado com discrição na roupa da pessoa. 

O programa computacional do equipamento  permite que o cálculo das infusões insulinicas sejam ajustadas para as metas glicêmicas estipuladas pelo médico. A medição da glicemia é através do método comum de tiras.
Toda ação do equipamento exige a confirmação do paciente.

Portanto, ser principal atributo é o conforto.


O equipamento PARADIGMA REAL TIME, na versão Enlite e VEO, tem, além do sistema de infusão contínua da insulina, o acréscimo do sensor de monitorização glicêmica em tempo real . Tal recurso  oferece sugestões de conduta para se atingir as metas glicêmicas estipuladas pelo médico. Toda ação do equipamento exige a confirmação do paciente. 

Este equipamento eferece a vantagem do desligamento automático na vigência da glicemia baixa configurando um importante recurso na prevenção das hipoglicemias. 

O uso opcional do sensor de monitorização glicêmica contínua exige que seja medido ao menos 2 glicemias por dia através das tiras com gota de sangue capilar dos dedos para calibragem do citado monitor.  Este SICI pode tembém ser usado sem o sensor de monitorização contínua da glicemia.

Portanto, seu principal atributo é o desligamento automático na vigência da glicemia baixa. 
 

-  O texto deste artigo é de responsabilidade exclusiva do autor e não tem vínculo comercial nem de opinião com os fabricantes dos equipamentos e marcas citadas. Para informações comerciais consulte o site das citadas empreses. Para informações médicas você pode consultar por e-mail o Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan - izidoro@flumignano.com 
 

 

COMENTE E PERGUNTE
 SOBRE ESTE ASSUNTO

Escreva seu nome inteiro
 e telefones para contato.

Seu e-mail para resposta

COMENTE e PERGUNTE

Obrigado e aguarde a resposta.
Apreciamos sua participação em nosso site.

 

Foto Dr. Izidoro

Outros artigos do Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan:

Logo Facebook

INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
Av. N.S.de Copacabana 664/704 - Galeria Menescal -  cep 22050-001
Rio de Janeiro - RJ - Telefones : +55 (21) 2549-1155 e +55 (21) 2548-0472
 

PÁGINA INICIALAGENDAMENTO ON WEB | EQUIPE MÉDICA | NÚCLEOS DE ATENDIMENTOS | EDUCAÇÃO EM SAÚDE FLASH
 NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO DIABÉTICO | NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO OBESO