www.flumignano.com
INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA

logoifm.gif (2913 bytes)
Registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro sob o nº 52.1063219

DIETA DO ÁCIDO ÚRICO

Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan - crm 5245054-3
izidoro@flumignano.com

A hiperuricemia, que significa ácido úrico aumentado no sangue, é um distúrbio do metabolismo das proteínas, que pode acarretar depósitos de cristais nas articulações e nos rins, causando a artrite gotosa aguda e a calculose renal. É de consenso geral de que a redução da ingesta das núcleoproteínas pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico anormalmente elevados. O rigor do regime alimentar deve ser proporcional a gravidade destas anormalidades metabólicas. Então, siga os conselhos abaixos :

ALIMENTOS PROIBIDOS : Vísceras em geral, principalmente o fígado bovino, extratos de carne, coração de galinha e frutos do mar, como o caviar, mexilhão, anchovas,  sardinhas, bacalhau, arenque e salmão. Peru, vitela e galeto.

ALIMENTOS DE USO MODERADO: Carnes vermelhas tanto as bovinas quanto as suínas. Carnes brancas, tanto de aves como a dos peixes - exceto os peixes listados acima.  Presunto, lentilhas, vagens, ervilhas, soja, centeio, aspargos, couve-flores, espinafres e cogumelos. Frios de aves. Côco, nozes, amendoim, castanha do pará e de cajú. Bebidas alcoolicas devem limitadas ao mínimo para os dias festivos.  

ALIMENTOS LIBERADOS : Todas as frutas; leites, iogurtes e queijos. Todas as folhas, exceto o espinafre. Cereais como o arroz, feijão, trigo e seus derivados como o pão, macarrão e massas em geral. Os legumes, como as batatas, cenouras, beterrabas etc. Doces e açúcar. Chocolate. Azeite de oliva. Ovos.   

OUTROS CONSELHOS : Não há necessidade de restrição de café ou chás, desde que não excedam a quantia de 4 xícaras médias. Beber bastante água para prevenir os cálculos renais. Regularizar o peso para o normal. Exercícios físicos moderados. Evitar o estresse físico e psíquico. Faça os exames de sangue com intervalos de 3 a 6 meses. Em caso dos níveis de ácido úrico não se normalizarem com a execução desta dieta, é necessário medicamentos.

 

COMENTE E PERGUNTE
 SOBRE ESTE ASSUNTO

Escreva seu nome inteiro,
 telefone e a cidade onde mora.

Seu e-mail para resposta

COMENTE e PERGUNTE

Obrigado e aguarde a resposta.
Apreciamos sua participação em nosso site.

 

Assuntos de interesses relacionados :

- A Dieta do Shake Herbalife -
- Dieta do Colesterol -
- Conselhos Básicos para Emagrecer -
- A Dieta do Ácido Úrico Associada à Dieta do Colesterol -

 

© Dr. Izidoro de H. Flumignan, crm 52.45054-3, atualizado em 27/10/2009

  PÁGINA INICIALEQUIPE MÉDICA | NÚCLEOS DE ATENDIMENTOS | EDUCAÇÃO EM SAÚDE FLASH
NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO DIABÉTICO | NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO OBESO