www.flumignano.com
INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA

logoifm.gif (2913 bytes)
Registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro sob o nº 52.1063219

  A DIETA DO COLESTEROL ASSOCIADA A DIETA DO ÁCIDO ÚRICO.

Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan - crm 5245054-3
izidoro@flumignano.com

A hiperuricemia, que significa ácido úrico aumentado no sangue, é um distúrbio do metabolismos das proteínas, que pode acarretar depósitos de cristais nas articulações e nos rins, causando a artrite gotosa aguda e a calculose renal. É de consenso geral de que a redução da ingesta das nucleoproteínas pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico anormalmente elevados. Já, na dieta do colesterol, aconselha-se a diminuição das gorduras saturadas, abundantemente encontradas nas carnes de origem animal, preferencialmente nas vermelhas e nas vísceras. Compreende-se então, de que, para aqueles que sofrem, simultaneamente, de excesso de ácido úrico e colesterol no sangue devem preterir os alimentos animais e preferir os vegetais. O rigor do regime alimentar deve ser proporcional a gravidade destas anormalidades metabólicas. Então, siga os conselhos abaixo:

ALIMENTOS ALTAMENTE PROIBIDOS : Vísceras em geral, principalmente o fígado bovino, coração de galinha, caviar, mexilhão, anchovas, sardinhas, extratos de carne, manteiga, margarinas, lingüiças, bacon, salsichas e maionese. Todas as frituras devem ser evitadas.

ALIMENTOS PROIBIDOS : Carnes vermelhas, tanto as bovinas quanto as suínas. Queijos gordurosos (amarelados), presunto, lentilhas, vagens, ervilhas, aspargos, couves-flores, espinafres e cogumelos.

ALIMENTOS QUE PODEM SER INGERIDOS COM MODERAÇÃO : Carnes brancas, tanto de aves como a dos peixes, sempre magros e sem pele - exceto os peixes listados acima.  Frios de aves. Chocolate. Bebidas alcoólicas devem limitadas ao mínimo para os dias festivos, e evitadas para aqueles com triglicérides elevados.

ALIMENTOS LIBERADOS  : Todas as frutas; laticínios desnatados, como os leites, iogurtes e queijos brancos – ricota, minas e cotage; todas as folhas, exceto o espinafre. Cereais como o arroz, feijão, macarrão, trigo, e seus derivados como o pão, macarrão e massas em geral. Os legumes, como as batatas, cenouras, beterrabas, brotos etc. Doces que não tenham muita margarina em sua receita, podem ser ingeridos com liberalidade para os magros. O azeite de oliva está liberado, e também os ovos, até 4 unidades semanais, não fritos.

OUTROS CONSELHOS : Não há necessidade de restrição de café ou chás, desde que não excedam a quantia de 4 xícaras médias. Especialmente para a dieta do ácido úrico, é importante beber bastante água para prevenir os cálculos renais. Tanto para a dieta do colesterol quanto para a do ácido úrico convém regularizar o peso para o normal. Exercícios fazem muito bem para ambas situações. Enfim, numa síntese geral, o paciente que sofre de hiperuricemia e dislipidemia deve alimentar-se de produtos preferencialmente vegetais, lácteos desnatados e ovos não fritos.  

 

COMENTE E PERGUNTE
 SOBRE ESTE ASSUNTO

Escreva seu nome inteiro,
 telefone e a cidade onde mora.

Seu e-mail para resposta

COMENTE e PERGUNTE

Obrigado e aguarde a resposta.
Apreciamos sua participação em nosso site.

 

Assuntos de interesses relacionados:

- A Dieta do Shake Herbalife.
- A Dieta do Ácido Úrico.
Dieta do Colesterol.
- Conselhos Básicos para Emagrecer.
- Dieta dos Triglicerídios.
- Fundamentos da Dieta do Diabético.
 

Dr. Izidoro de H. Flumignan, crm 52.45054-3, atualizado em 29/01/2010  ©

 PÁGINA INICIALEQUIPE MÉDICA | NÚCLEOS DE ATENDIMENTOS | EDUCAÇÃO EM SAÚDE FLASH
NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO DIABÉTICO | NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO OBESO