A DIETA DO COLESTEROL
 ASSOCIADA
 A DIETA DO ÁCIDO ÚRICO.
Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan
CRM 5245054-3

     A hiperuricemia, que significa ácido úrico aumentado no sangue, é um distúrbio do metabolismos das proteínas, que pode acarretar depósitos de cristais nas articulações e nos rins, causando a artrite gotosa aguda e a calculose renal.

     É de consenso geral de que a redução da ingesta das nucleoproteínas pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico anormalmente elevados.

     Já, na dieta do colesterol, aconselha-se a diminuição das gorduras saturadas, abundantemente encontradas nas carnes de origem animal, preferencialmente nas vermelhas e nas vísceras.

     Compreende-se então, de que, para aqueles que sofrem, simultaneamente, de excesso de ácido úrico e colesterol no sangue devem preterir os alimentos animais e preferir os vegetais.

     O rigor do regime alimentar deve ser proporcional a gravidade destas anormalidades metabólicas. 
     Então, siga os conselhos abaixo:

ALIMENTOS ALTAMENTE PROIBIDOS:
Vísceras em geral, principalmente o fígado bovino, coração de galinha, caviar, mexilhão, anchovas, sardinhas, extratos de carne, manteiga, margarinas, lingüiças, bacon, salsichas e maionese. Todas as frituras devem ser evitadas.

ALIMENTOS PROIBIDOS:
 Carnes vermelhas, tanto as bovinas quanto as suínas. Queijos gordurosos (amarelados), presunto, lentilhas, vagens, ervilhas, aspargos, couves-flores, espinafres e cogumelos.

ALIMENTOS QUE PODEM SER INGERIDOS COM MODERAÇÃO:
Carnes brancas, tanto de aves como a dos peixes, sempre magros e sem pele - exceto os peixes listados acima.  Frios de aves. Chocolate. Bebidas alcoólicas devem limitadas ao mínimo para os dias festivos, e evitadas para aqueles com triglicérides elevados.


ALIMENTOS LIBERADOS
:

Todas as frutas; laticínios desnatados, como os leites, iogurtes e queijos brancos – ricota, minas e cotage; todas as folhas, exceto o espinafre. Cereais como o arroz, feijão, macarrão, trigo, e seus derivados como o pão, macarrão e massas em geral. Os legumes, como as batatas, cenouras, beterrabas, brotos etc. Doces que não tenham muita margarina em sua receita, podem ser ingeridos com liberalidade para os magros. O azeite de oliva está liberado, e também os ovos, até 4 unidades semanais, não fritos.


OUTROS CONSELHOS:

      Não há necessidade de restrição de café ou chás, desde que não excedam a quantia de 4 xícaras médias.

      Especialmente para a dieta do ácido úrico, é importante beber bastante água para prevenir os cálculos renais.

      Tanto para a dieta do colesterol quanto para a do ácido úrico convém regularizar o peso para o normal.

      Exercícios fazem muito bem para ambas situações.

      Enfim, numa síntese geral, o paciente que sofre de hiperuricemia e dislipidemia deve alimentar-se de produtos preferencialmente vegetais, lácteos desnatados e ovos não fritos.  



Relacionados:


Dieta do ácido úrico.

Dieta do colesterol.

Conselhos para emagrecer.

Dieta dos triglicerídios.

Dieta do diabético.

 



INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
do Rio de Janeiro

www.medicina.flumignano.com

Avenida Nossa Senhora de Copacabana 664/704,
CRP 22050-001 - RIio de Janeiro - RJ.


INÍCIO

BIBLIOTECA


EQUIPE 

NÚCLEOS

EDUCAÇÃO EM SAÚDE