www.flumignano.com
INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA

CGMS
HOLTER DE GLICOSE

Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan
izidoro@flumignano.com

- " SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO CONTÍNUA DA GLICOSE " -

Esta nova tecnologia de monitorização da glicemia por 72 horas (3 dias), que pode se estender, a critério médico, até 96 horas (4 dias), permite a realização de aproximadamente 300 testes glicêmicos por 24h, sendo possível traçar uma longa curva glicêmica comparada com os eventos do decorrer dos dias em estudo, inclusive durante à noite. Este estudo permite posteriores ajustes finos na terapêutica médica, seja com medicamentos ou insulinas, com o objetivo de conseguir melhores resultados no controle glicêmico com o mínimo de efeitos colaterais. Este exame indica as horas mais propensas em que podem ocorrer as hiperglicemias e as hipoglicemias, inclusive as assintomáticas ou despercebidas, que podem ameaçar o estado de consciência do diabético. Além disso, como é de conhecimento geral, somente através do bom controle glicêmico é  possível prevenir as complicações do diabetes. O equipamento necessário para o exame se constitui de um pequeno monitor, do tamanho de um telefone celular, que pode ser fixado na cintura, conectado através de um fio em cuja extremidade há um micro cabeçote plástico com 2 cm de náilon em que é introduzido sob a pele, geralmente do abdome, escondido embaixo de um pequeno adesivo. O desconforto do paciente é mínimo, apenas tendo o cuidado de embrulhar o monitor num saco plástico para não molhá-lo durante o banho. Fazemos um treinamento antes da colocação do monitor e oferecemos suporte telefônico para esclarecer qualquer dúvida que ocorra durante o exame. Além disto, você estará preparado(a) para interromper o exame e retirar o monitor por conta própria a qualquer momento que decidir. Por tratar-se de um equipamento caro, está parcialmente protegido com seguro e para cobrir a franquia pedimos um cheque caução que será devolvido na entrega do monitor. Atualmente, em 2005, os planos de saúde ainda não pagam este exame por ausência de codificação pela Tabela da Associação Médica Brasileira, porém há possibilidades de reembolso através do recibo fornecido pelo médico. O uso deste monitor CGMS® - Holter de Glicemia está aprovado pela ANVISA do Brasil e pelo FDA dos Estados Unidos, assim como aceito  pela Sociedade Brasileira do Diabetes-SBD e pela Associação Americana do Diabetes-ADA. O preço deste exame para 3 dias é em média R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) e poderá ser alterado sem aviso prévio devido os insumos importados e demais custos flutuantes. Ligue para nossas secretárias (21) 2548-0472 / 2549-1155 .

A monitorização da glicemia pelo CGMS® -Holter de Glicemia 24 horas- é indicado para todos os tipos de diabetes, principalmente para aqueles com controle inadequado da glicemia. Diabéticos(as) com estilo de vida agitada e com horários irregulares tem maior propensão tanto para hiperglicemia quanto para hipoglicemia, que freqüentemente são súbitas e às vezes assintomáticas  inclusive durante o sono. Estes eventos glicêmicos podem ser detalhadamente analisados com este exame facilitando o planejamento terapêutico. As glicemias pós-prandiais, tidas como as mais aterogênicas, com este exame podem ser acompanhadas por várias refeições, servindo de apoio para a orientação dietética e para os exercícios físicos. Os aparelhos de glicemia capilar convencionais, para realização da monitorização domiciliar da glicose, mesmo quando descarregados nos computadores, não conseguem fornecer perfis glicêmicos dinâmicos como os do CGMS®-Holter de Glicemia 24 horas, pois não acompanham de maneira continuada os movimentos glicêmicos por longo período. É a diferença entre a fotografia e o  filme. Enquanto o medidor da glicemia capilar faz uma fotografia estática daquele exato momento glicêmico, o CGMS®-Holter de Glicemia 24h faz um filme de longa metragem, permitindo um entendimento mais detalhado do controle do diabetes. Este exame é extremamente útil na comparação para a escolha do melhor tipo da insulina e suas maneiras de utilizá-las no tratamento do diabetes. Para isto é necessário que o mesmo paciente diabético seja avaliado várias vezes através do exame do holter da glicemia com prescrições diferentes de insulinas para análises comparativas.

 

 

COMENTE E PERGUNTE
 SOBRE ESTE ASSUNTO

Escreva seu nome inteiro,
telefones para contato e cidade onde mora.

Seu e-mail para resposta

COMENTE e PERGUNTE

Obrigado e aguarde a resposta.
Apreciamos sua participação em nosso site.

 

Assunto relacionado:

- Minimed Paradigm Real Time

- Estudo comparativo entre o controle glicêmico da PESSOA NORMAL  versus DIABÉTICO COM INSULINA NPH versus DIABÉTICO COM INSULINA GLARGINA versus DIABÉTICO COM INSULINA DETEMIR através do Holter de Glicose - CGMS

CGMS® - Sistema de Monitorização Contínua da Glicose é marca e tecnologia da Medtronic© : www.medtronic.com
No Brasil a representação é pela Midtronic Comercial Ltda : www.medtronicbrasil.com.br

Atualizada em 29/01/10

 PÁGINA INICIAL | BIBLIOTECA VIRTUALAVISO ÉTICO  | EQUIPE MÉDICA | EDUCAÇÃO EM SAÚDE FLASH
   NÚCLEOS DE ATENDIMENTOS | NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO DIABÉTICO