www.medicina.flumignano.com
INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA

Logo IFM


" Mais que profissão, a medicina para nós é missão."

Linha azul

- PÂNCREAS  ELETRÔNICO -
" é quase realidade "

Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan - crm 5245054-3 -  izidoro@flumignano.com


SICI - Sistema de Infusão de Insulina PARADIGM REAL TIME

    O sistema integrado de BOMBA DE INFUSÃO DE INSULINA - MINIMED PARADIGM com o SENSOR CONTÍNUO DE GLICOSE - CGMS, que foi substituído pela tecnologia do GUARDIAN - é destinado para o tratamento do diabetes de tipo 1 e 2 insulinodependente e é denominado PARADIGM REAL TIME - já com versões de aperfeiçoamento VEO e ENLITE. 

    Com um pequeno sensor da glicemia inserido no tecido subcutâneo da pele tem capacidade de medir continuadamente os níveis de glicose intersticial, cerca de 288 testes por dia, envia estes dados através de radiofreqüência a cada 5 minutos para a BOMBA DE INFUSÃO que sugere - “Bolus Wizard” - uma dose de insulina a ser infundida, que requer a autorização do usuário para ser efetivada, visando atingir as metas glicêmicas pré-configuradas no equipamento. 

    O aparelho dispõe de alarme para as excursões de hipoglicemias e hiperglicemias que permite a análise da velocidade dessas mudanças em gráficos por faixas de tempo. Todo perfil de trabalho deste sistema eletrônico e do controle glicêmico do(a) diabético(a) pode também ser analisado através da transferência dos dados eletrônicos para o computador que permite relacionar a glicemia com a infusão da insulina coma os fatores ambientais tipo exercícios físicos, alimentações,  estresses, infecções etc.  

    Os sensores subcutâneos de monitorização contínua da glicemia tem um atraso de aproximadamente 20 minutos em relação da glicemia venosa ou capilar. Mesmo com este atraso o gráfico de tendências é muito eficaz para prevenir com alarmes o risco potencial de uma hipoglicemia ou hiperglicemia. O equipamento Guardian RT®, desacoplado do SICI - Sistema de Infusão Contínua da Glicemia, é a evolução do sensor de glicose CGMS pois dispensa o fio, tem a finalidade de informar os valores de glicemia a cada 5 minutos em tempo real com gráficos de tendências. Pode ser usado por todos os diabéticos, sendo mais relevante para os que usam insulina através de injeções diárias e que tenham hipoglicemias despercebidas. 

    O sonho do PÂNCREAS ELETRÔNICO está cada vez mais perto. Em sí, o mecanismo ideal seria aquele de emlace fechado, ou seja, o equipamente mede e injeta a insulina proporcial a necessidade do organismo tendo como meta o equilíbrio glicêmico, sem a necessidade da intevenção humana. Para isto, o sistema necessitaria de grande precisão e segurança, ainda não disponível. Portanto, o sistema PARADIGMA REAL TIME quase chegou lá. Mesmo assim, no momento, este equipamento é o estado da arte.  

Foto do SICI Paradigma

CGMS® e PARADIGM REAL TIME ® e GUARDIAN são marcas da Medtronic© : www.medtronic.comwww.medtronicbrasil.com.br

COMENTE E PERGUNTE
 SOBRE ESTE ASSUNTO

Escreva seu nome inteiro,
telefones para contato e cidade onde mora.

Seu e-mail para resposta

COMENTE e PERGUNTE

Obrigado e aguarde a resposta.
Apreciamos sua participação em nosso site.

 

Foto Dr. Izidoro

Outros artigos relacionados:

- O açúcar das frutas
- Conselhos Básicos para Emagrecer

- Bombas de Insulina
- Adequação Emocional do Diabético.
- Diabetes e Gravidez.
- Fundamentos da Dieta do Diabético.
- Hemoglobina glicosilada e frutosamina.
- Exercícios Físicos e Diabetes.
- Estatísticas Mundiais das Complicações do Diabetes.
- Leis de Atendimento aos Diabéticos no Estado do Rio de Janeiro.
- Os 10 Princípios do Diabético Bem Controlado.
- A Importância da Monitoração Glicêmica Domiciliar.
- Tipos de Diabetes.

 

Logo Facebook

INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
Av. N.S.de Copacabana 664/704 - Galeria Menescal 
Rio de Janeiro - RJ - cep 22050-001 
Telefones : +55(21) 2549-1155 e +55()21) 2548-0472  

  PÁGINA INICIALEQUIPE MÉDICA | NÚCLEOS DE ATENDIMENTOS | EDUCAÇÃO EM SAÚDE FLASH
 NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO DIABÉTICO | BIBLIOTECA MÉDICA VIRTUAL