Logo IFM

INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
www.medicina.flumignano.com 
www.vacinas.flumignano.com

Linha azul

VACINAS DAS MENINGITES
Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan  
 crm 5245054-3 - izidoro@flumignano.com
 

Foto Dr. Izidoro
A meningite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pela bactéria meningococo ou neisseria meningitidisde que pode ocorrer em qualquer idade, de aparecimento súbito e com grande impacto para a Saúde Pública pois pode apresentar  letalidade de até 40% na sua forma mais grave.

Os estudos epidemiológicos de Schwartz e col publicados em 1989 relataram que a cada ano ocorrem aproximadamente 500.000 casos da doença meningocócica no mundo causando cerca de 50.000 mortes.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2008, de janeiro de 2001 a dezembro de 2008 foram registrados 27.790 casos de infecções pelo meningococo. Muitas destas infecções se não levaram ao óbito podem acarretar seqüelas como deficiência auditiva, convulsões, retardo mental e amputações.

O meningococo costuma se hospedar na orofaringe da pessoa sadia, onde pode permanecer por longo período sem causar nenhum dano. Porém, numa diminuição das defesas orgânicas, ou por bactérias mais virulentas, pode se alastrar até as meninges, membranas que encobrem o cérebro e a medula, causando a meningite ou meningococemia, que pode evoluir para a fatalidade.  
Os sintomas mais comuns das meningites são dores musculares, febre alta, rigidez na nuca e cefaléia.

A única maneira de preveni-la é pela vacinação disponível para os sorotipos A,B,C,W e Y pois estimulam o organismo a produzir os anticorpos específicos contra a doença. 
Os infectados não podem compartilhar talheres, alimentos, roupas com outras pessoas e as que tiveram contato pessoal com os infectados devem tomar antibióticos preventivos para não adoecer.   É conveninte que todas as pessoas sejam vacinadas.  

A permanência da imunidade depende da tecnologia da vicina e dos sorotipos aplicados. Na maioria das vezes não há efeitos colaterais importantes mesmo se a dose de reforço for aplicada antes do tempo da redução da imunidade. 

É de suma importância a vacinação quando alguma pessoa do grupo social do convívio freqüente é acometido pela meningite meningocócica de qualquer sorotipo; e também para a prevenção das equipes de trabalhadores da área de saúde. Grávidas e nutrizes, dependendo dos riscos, podem ser vacinadas e os efeitos adversos são raros.


Artigo relacionado:  Vacina da pneumonia


 

COMENTE E PERGUNTE
 SOBRE ESTE ASSUNTO

Escreva seu nome inteiro
 e telefones para contato.

Seu e-mail para resposta

COMENTE e PERGUNTE
ESCREVA ASSUNTO HEPATITES

Obrigado e aguarde a resposta.
Apreciamos sua participação em nosso site.

 



INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
Av. Nossa Senhora de Copacabana 664/704
- Galeria Menescal -
Rio de Janeiro - RJ - CEP 22050-001
+55 (21) 2549-1155
 +55(21)2548-0472


 PÁGINA INICIAL

  EQUIPE MÉDICA

 NÚCLEOS DE ATENDIMENTOS

 EDUCAÇÃO EM SAÚDE FLASH

 BIBLIOTECA VIRTUAL

Ilustração da família gotinha

Logo FaceBook