www.medicina.flumignano.com
INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA


NÚCLEO DE ATENDIMENTO
AOS DIABÉTICOS

Diretor : Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan
izidoro@flumignano.com

"O tratamento do diabetes deve ser centrado na correção dos fatores ambientais e se isto não for o suficiente, com explicações ao paciente, devem ser acrescidos os medicamentos, bioeletrônicos, endoscópicos e cirúrgicos com a finalidade proteger a vida saudável a longo prazo." 

    O diabetes mellitus é uma síndrome, ou seja, um conjunto de alterações metabólicas que culminam na hiperglicemia, cujas causas incluem a pré-disposição genética familiar associados a fatores ambientais contemporâneos como o sedentarismo e a dieta inadequada, associada ou não a obesidade ou a adiposidade visceral mesmo com peso normal  e ao estresse ansioso. Mais raramente pode ser decorrente de traumas abdominais que lesem o pâncreas ou pancreatites crônicas.

    O método de tratamento para esta síndrome é variável de acordo com a preponderância das causas. Há evidências suficientes para estabecermos que a maioria dos tipos de diabetes tipo 2 está relacionado ao estilo de vida inadequado ao organismo. Portanto, muitas vezes, somente uma dieta adequada pode, dependendo da preponderância das causas e da fase evolutiva da doença, reverter  ou controlar o diabetes.  Os medicamentos, seja na forma de comprimidos ou injetáveis subcutâneos, somente devem ser usados depois da falência da dieta e da correção dos demais fatores ambientais. Cada prescrição médica deve ser explicada ao paciente para o entendimento do racional terapêutico. É falsa a idéia que os cientistas, pesquisadores, indústria farmacêutica e os  médicos lucram escondendo a cura do diabetes. Porém é verdade que o uso de caros medicamentos sem a correção da dieta e dos fatores ambientais tormam o tratamento ineficaz e um disperdício de dinheiro. Dependendo da causa preponderante do tipo do diabetes, a terapia isolada da correção dos fatores ambientais pode ser mais efizaz do que a terapia isolada de medicamentos. Isto tem que ser muito bem esclarecido! 

    Portanto, em nosso instituto, temos reuniões periódicas ministradas pela equipe multidisciplinar, através do MAPA DE CONVERSAÇÃO, desenvolvido eticamente pelos laboratórios Ely Lilly  - aprovado pela IDF - Federação Internacional do Diabetes - que assim a isenta dos conflitos de interesses. Também ministramos reuniões informativas sobre CONTAGEM DE CARBOIDRATOS com a finalidade de instruir os diabéticos como os alimentos são diferentes entre sí no manejo da glicemia.  Pela internet temos a sessão de Educação em Saúde Flash com possiblidades de perguntas pelo correio eletrônico e também televigilância através do inovador site www.controle24horas.com.br pelo qual é possível analisar à distância o perfil glicêmico do paciente cadastrado neste sistema.  

    O diabetes quando mal tratado apresenta elevado índice de morbidade e mortalidade, sendo que o controle adequado da glicemia é a conduta terapêutica mais relevante na prevenção de suas complicações. Portanto, o bom controle glicêmico tem um grande impacto na qualidade de vida dos diabéticos, tanto nos aspectos de saúde quanto nos custos econômicos que ampliam-se com o aparecimento e progressão da neuropatia diabética, da nefropatia diabética, das  macros e micros angiopatias diabéticas que acabam por repercutir na saúde total do diabético. O coração, o cérebro e os membros inferiores são mais acometidos pela aterosclerose do que entre os não diabéticos, e o mesmo acontece com a hipertensão arterial que freqüentemente desencadeia o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral. A nefropatia diabética e a hipertensão arterial são as causas mais comuns de insuficiência renal crônica que acabam, as vezes, por evoluir, e necessitar de hemodiálise. A retinopatia diabética é a causa mais comum de cegueira irreversível a partir dos 60 anos. Estas informações estão registradas por várias estatísticas mundiais. Portanto, a medicina para o diabético não deve limitar-se apenas no controle da glicemia, mas ao corpo todo. 

    É relevante o monitoramento periódico da hemoglobina glicosilada, da frutosamina, da lipemia, dos níveis hormonais, hematimétricos, protéicos, imunológicos, enzimáticos e bioquímicos, incluindo a aplicação dos fundamentos da terapêutica ortomolecular de proteção aos efeitos deletéricos dos radicais livres com vitaminas e minerais antioxidantes. A terapia do diabetes tipo 2 através do balão intra-gástrico, banda gástrica ou cirurgia bariátrica e metabólica - tem se demonstrado eficazes para os obesos resistentes aos tratamento clínico, podendo com isto, muitas vezes reverter ou prevenir o diabetes mellitus tipo 2. Dispomos do equipamento ES-COMPLEX que através de uma tecnologia inovadora consegue analisar o cardiometabolismo e predizer as tendências ao diabetes e hipertensão arterial com muitos anos de antecedência da doença de manifestar de fato.

   Isto significa criteriosa prescrição de medicamentos, recursos eletrônicos como monitorização glicêmica domiciliar, divices múltiplos para a injeção de insulina na forma de canetas, ejetores sem agulhas e bomba portátil de infusão contínua.  Dispomos do holter da glicemia de 72 ou 96 horas que permite a visualização dos níveis contínuos da glicemia por vários dias, facilitando a tomada de decisão terapêutica para os diabéticos de difícil controle. Incluímos o check-up cardiovascular em todos os pacientes devido a elevada prevalência de cardiopatias associadas ao diabetes.  

    Há muitos anos se propõe o tratamento cirúrgico do diabetes através do transplantes do pâncreas, que atualmente está reservado para aqueles que também necessitem de transplante renal. O implante isolado de células beta produtoras de insulina no fígado, técnica usada com mas frequência na Europa para os diabéticos de difícil controle, também encontra as mesmas dificuldades na rejeição imunológica dos transplantes porém há esperanças através das novas possibilidades quanto ao encapsulamento das mesmas, protegendo-as dos anticorpos. O implante de células troncos hematopoiéticas ou de células tronco embrionárias clonadas para a cura do diabetes encontram-se em fase inicial de pesquisa e a técnica atual visa fazer um "reset" imunológico de todo o organismo antes que o diabetes se manifeste com o objetivo de interromper a formação dos anticorpos anti-células beta. Os resultados foram animadores porém ainda em ambiente de pesquisa avançada, incluindo no Brasil. Veja o site www.nucel.com.br.  

    As opções terapêuticas eletrônicas para o tratamento do diabetes de difícil controle ou para os que apreciam mais conforto, temos experiência na instalação e seguimento dos SICI - Sistema de Infusão Contínua de Insulina - das marcas Minimed Paradigm Real Time - que realiza medições glicêmicas contínuas em tempo real e o sistema de infusão contínua de insulina Accu-Check Perfoma Combo - com controle remoto.

    O equipamento ES-COMPLEX, citado anteriormete, utiliza a bioimpedância tetrapolar, pletismografia, variabilidade da frequência cardíaca e resposta sudomotora em algoritmos de bibliotecas de metanálises para screening de patologias com elevada acurácia preditiva para as doenças cardiometabólicas, incluindo o diabetes tipo 2 e a hipertensão arterial. A citada acurácia preditiva significa a capacidade de antecipar a tendência da doença se manifestar, permitindo com isto, aplicarmos a medicina preventiva com objetivos e metas cientificamente estabelecidas.  

    Além da terapêutica clínica, também fazemos palestras para o público leito e congressos médicos, lavramos perícias para fins administrativos e jurídicos objetivando a proteção social aos diabéticos previsto em leis

    Em nossa Biblioteca Medica Virtual, estão parte das nossas produções científicas e nossa ética é seguir as orientações científicas aprovadas pelas Sociedade Brasileira do Diabetes (SBD), Associação Latino-Americana do Diabetes ALAD) e da Associação Americana do Diabetes(ADA). 


- PERGUNTE SOBRE DIABETES
-

Escreva seu nome inteiro
 e telefones para contato.

Seu e-mail para resposta

Temos a satisfação de responder a sua pergunta. 

Obrigado e aguarde a resposta.
Apreciamos sua participação!

 


 

Dr Izidoro Congresso SBD 2013

Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan 
crm 52.45054-3

www.controle24horas.com.br    LOGO_EQUIPE_CETOM     

       Banner Holter Glicose

Foto_ES_COMPLEX

INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
Av. N.S.de Copacabana 664/704 - Galeria Menescal - CEP 22050-001
Rio de Janeiro - RJ - Telefones : +55 (21) 2549-1155 e +55 (21) 2548-0472

PÁGINA INICIALBIBLIOTECA VIRTUAL | AVISO MÉDICOAGENDAMENTO ON WEB | EQUIPE MÉDICA
 NÚCLEOS DE ATENDIMENTOS | EDUCAÇÃO EM SAÚDE FLASH | BOLETIM ELETRÔNICO