FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS
Historical pictures

O casal LUIGI FLUMIAN e ANTONIA ZAINA, naturais da Província de Veneza, Itália, que emigrou para o Brasil entrando pelo Porto de Santos em 18 de março de 1923, com os três primeiros filhos ainda pequenos, fixando residência em Araraquara-SP, onde permaneceu por 20 anos. Em 1943, com a família já constituida de 11 filhos, mudou-se para Tupi-Paulista, ex-Gracianópolis, Estado de São Paulo, cidade em formação, de que são tidos como pioneiros. Nessa localidade permaneceu o casal até seus últimos dias. LUIGI faleceu em 1963, aos 71 anos e ANTONIA, em 1976, aos 77 anos. LUIGI ao falecer deixou uma família que já se compunha de 36 netos e 22 bisnetos. Em Tupi-Paulista ainda residem muitos membros de sua extensa família. A foto é de 1947.

A família de LUIGI FLUMIAN e ANTONIA ZAINA, em foto de 11 de setembro de 1937, constituida de 9 filhos e então domiciliada em Araraquara-SP. No primeiro plano da foto vêem-se: MARIA (1929) - ANTONIA ZAINA FLUMIAN, a genitora, tendo ao colo a filha CARMELA (1937), com 2 meses de idade. - ADÉLIA (1933) - LUIGI FLUMIAN e ADELINO (1931). No segundo plano: ALDO (1921) - IDA (1919) - LEONÍDIO (1926) - SANTA LINA (1917) e CATARINA (1923). Os filhos seguintes do casal, OFÉLIA e ADÍLIA, são nascidos em 1938 e 1941, respectivamente, sendo certo que a família transferiu a residência para Tupi Paulista, de que são pioneiros, em 1943. De observar-se que, ao vir da Província de Veneza para o Brasil em 1923, o casal trazia os três filhos nascidos em Santo Stino di Livenza, SANTA LINA, IDA e ALDO.

Os 11 filhos de LUIGI FLUMIAN e ANTONIA ZAINA, em foto de 1º de janeiro de 1983, num encontro familiar, sendo que os três primeiros filhos são oriundos da Itália - Comuna de Santo Stino di Livenza, Província de Veneza, e os demais nascidos no Brasil. Pela ordem de nascimento, à partir da esquerda : De pé - SANTA LINA, IDA, ALDO, CATARINA, LEONÍDIO. Sentados : MARIA, ADELINO, ADÉLIA, CARMELA, OFÉLIA e ADÍLIA.

A Família do agropecuarista ADELINO FLUMIAN, 7º descendente de LUIGI e ANTONIA ZAINA, casado com ZILDA SEGATTO, em foto de 11 de julho de 1994, vendo-se à partir da esquerda : De pé - CARMEN LETÍCIA, nora e seu esposo RUDENES; SILZE MARIA, filha e seu marido FERNANDO CAETANO DE CARVALHO. Sentados, ao lado dos avós ADELINO e ZILDA : À esquerda, os filhos de RUDENES - HEITOR e RAQUEL; à direita, os filhos de SILZE MARIA - FERNANDO e RENAN. SILZE MARIA, que é cirurgiã-dentista, com especialização em ortodontia, emprestou grande colaboração no levantamento dos familiares, demonstrando real interesse na pesquisa genealógica.

               

Casal MARIA FLUMIAN (n.1929) e EMÍLIO RODRIGUES, ela a 6º descendente de LUIGI FLUMIAN e ANTONIA ZAINA, paulistana de Barra Dourada, então distrito do Município Mirassol, zona do Rio Preto. Do casamento advieram três filhas. A foto é de 1996. Na foto à direita, casal ALDO FLUMIAN e TEREZA FERNANDES, ele natural de Santo Stino di Livenza, Província de Veneza, Itália, vindo para o Brasil ainda criança em 18 de março de 1923, junto com os pais LUIGI FLUMIAN e ANTONIA ZAINA e as irmãs SANTA LINA e IDA. Os oito irmãos seguintes de ALDO são nascidos no Brasil. Foto de novembro de 1995.

DILCE TEREZA FLUMIAN BRAGA, tupi-paulistana de nascimento, 4ª filha de ALDO FLUMIAN e TEREZA FERNANDES, com os filhos ARTHUR e NATÁLIA, que houve do casamento com SEBASTIÃO TADEU AMARAL BRAGA. Licenciada em Matemática e ex-funcionária do Banco do Brasil, com o falecimento do marido assumiu DILCE a continuidade da empresa de agropecuária que o mesmo explorava no Estado de Goiás. Foto de outubro de 1995.

A página reúne fotos expressivas de três gerações descendentes de LUIGI FLUMIAN e ANTÔNIA ZAINA: Na primeira, o quinto filho LEONÍDIO (1926) e a esposa MARIA APARECIDA MARQUES; ele natural de Mirassol-SP, em foto de novembro de 1966, contando nesta data 6 filhos e 16 netos. Nas fotos ao lado, DOVÍLIO FLUMIAN e a esposa LÉIA SILVIA ERNESTO, nos esponsais de 6 de março de 1976; NILTON JOSÉ FLUMIAN e a esposa MARA SÍLVIA SANTANA, com os filhos BRUNO (1989) e BÁRBARA (1994). Na quarta foto, de novembro de 1996, CÉLIA MARIA FLUMIAN PIRES PASCHOAL, terceira filha de LEONÍDIO e MARIA; o marido NILTON SANTOS PASCHOAL e as filhas do primeiro casamento, a partir da esquerda, ELISA FLUMIAN PIRES (1977), estudante de Direito; MARIELA FLUMIAN PIRES (1981), cursando o segundo ano colegial, aficcionada em artes plásticas desde tenra idade e BEATRIZ FLUMIAN PIRES (1982), também cursando o colegial, residentes no Município e Comarca de Tupi Paulista-SP, onde o marido, bacharel em Direito, ocupa o cargo de Delegado de Polícia titular. Á direita, a jovem MARIELA FLUMIAN PIRES e seu trabalho artístico (óleo sobre tela) que retrata o “stemma”(brasão) da família FLUMIGNANO.

      

ADÉLIA FLUMIAN e o marido EMÍLIO PASCHOAL, em foto de 1994. Na foto do meio,  GILBERTO PASCHOAL, primogênito de ADÉLIA, casado com MARIA LÚCIA FURLAN e os filhos WILLIAN, aos 7 anos e WELLINTON com 2 anos. À direita, JOSÉ QUIRILOS ASSIS e HILLEVI PASCHOAL QUIRILOS ASSIS, com os filhos MICHEL (n.1.8.1979) e LAURA NAJLA (n.9.12.1981), sendo HILLEVI neta de LUIGI FLUMIAN. JOSÉ QUIRILOS é Inspetor do Banco do Brasil, em exercício em Curitiba-PR, onde a família reside.

    

À esquerda, MARILENE FLUMIAN, filha de LEONÍDIO FLUMIAN e MARIA APARECIDA MARQUES e seu noivo ADEMAR MARQUES, em foto de 1973, no baile de formatura do Curso Colegial - em Tupi Paulista-SP e com quem contraiu matrimônio na ano seguinte. MARILENE é neta de LUIGI FLUMIAN(1892) e ANTONIA ZAINA. Na foto do meio, as irmãs JANIC e DANIELLA CARLA FLUMIAN MARQUES, estudantes de direito. À direita, O casal OFÉLIA FLUMIAN e PAULO REINALDINO DE ALMEIDA, sendo ela a 10º filha de LUIGI FLUMIAN e ANTONIA ZAINA.