www.medicina.flumignano.com

LOGO - IFM

INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
- NÚCLEO DE SAÚDE COLETIVA -
DIRETOR: Izidoro de Hiroki Flumignan- médico sanitarista
Fale comigo: izidoro@flumignano.com   Me conheça mais.

linha azul


A TELEMEDICINA VISTA NUM CONTEXTO MAIOR
Izidoro de Hiroki Flumignan - #DoutorIzidoro

    Em fevereiro de 2019 foi revogada, por insatisfação do médicos, a resolução do CFM - Conselho Federal de Medicina que regulava a telemedicina no Brasil.

    Além da inconsistência da própria regulamentação, 
havia também temores dos médicos quanto a uso destes recursos na prática diária, tanto na segurança quanto na relação médico-paciente além da própria modificação das relações econômica que isto acarretaria. 

    Em abril de 2020, o Ministério de Saúde editou uma portaria autorizando a teleconsulta médica exclusivamente durante a 
pandemia do covid-19, fato que, como num ensaio, mostrou-nos, em parte, o que vai acontecer quando for definitamente implantada.

    Diante do seu poder de digital, a teleconsulta possibilitou que os pacientes em afastamento social pudessem consultar seus médicos de suas próprias casas, mesmo que morassem no mesmo bairro, derrubando o argumento que seria usada apenas para cobrir as grandes distâncias geográficas.

    Também ficou claro que a teleconsulta não abrange a total resolutividade dos problemas de saúde, porém foi muito útil para as triagens, as orientações e os aconselhamentos como logo fizeram os aplicativos do SUS e as diversas as empresas de saúde para orientar seus clientes.

    Ainda de maneira rudimentar, cada médico, clínica, hospital ou empresa de saúde, tem montado seu próprio sistema de banco de dados, que ainda não estão integrados uns aos outros.

   
Alguns países estão bem na frente, como a Suécia e a Holanda, que na década passada fizeram suas redes de dados médicos totalmente integrados, permitindo uma análise em tempo real de todos acontecimentos sanitários de suas populações.

    A pandemia acelerou os sistemas de saúde digitais e
a telemedicina muito se expandirá criando novos tipos de assistências, como o da internação domiciliar online, permitindo as famílias cuidarem dos seus entes queridos no aconchego do lar com supervisão médica à distância que podem estar inseridos, por exemplo, nos Programa da Saúde da Família, tanto públicos como privados, e assim reduzir as necessidades de uso dos hospitais e das emergências de alto custo.

  
Também dinamizará a gestão de todo sistema de saúde em suas múltiplas infraestruturas como a administração de insumos farmacêuticos, na prevenção e gerenciamento das epidemias, no tratamento de todas as doenças incluindo um relevante adicional por ser um poderoso instrumento de vigilância contra a corrupção.

    O coração da telemedicina está, no que precisamos ainda criar, o PRONTUÁRIO ELETRÔNICO UNIFICADO DO SUS, não apenas com os dados mínimos, como propõe atualmente o e-SUS, mas sim o prontuário médico completo, que deve incluir também os dados do Sistema de Saúde Suplementar, integrando-os ao Ministério da Saúde.


       O SUS é a maior rede assistencial governamental de saúde gratuita do mundo e atende 3/4 da população brasileira, cerca de 160 milhões de vidas, sendo que o orçamento do Ministério da Saúde é o maior do Brasil, com 128 bilhões de reais em 2019.  

    A informação é poder que determina o fluxo do dinheiro e das decisões políticas, por isso, precisa ser tratada como prioridade de segurança nacional.

    São os dizeres da nossa constituição, em seu art. 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

    Estes dizeres, que já foram considerados utópicos no passado, agora pode ser rapidamente alcançável graças a telemedicina.

 

   
Izidoro de Hiroki Flumignan é médico, sanitarista pós graduado pela UFRJ e Titulado em Medicina Preventiva Social pela AMB.




VOLTA MENU DA SAÚDE COLETIVA

 BIBLIOTECA VIRTUAL

 EQUIPE MÉDICA

NÚCLEOS DE ATENDIMENTOS

 EDUCAÇÃO EM SAÚDE FLASH   



INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
Av. Nossa Senhora de Copacabana 664/704
- Galeria Menescal -
Rio de Janeiro - RJ - CEP 22050-001
+55 (21) 2549-1155  |   +55(21)2548-0472




logo-IFM

- REDE DE TRABALHO FLUMIGNANO - Nossos sites são mantidos com recursos próprios -