OS FUNDAMENTOS
DA DIETA DO DIABETES
Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan
CRM 5245054-3



     Para entender a dieta do diabetes é preciso compreender o funcionamento da doença.
 
     O diabetes é causado por uma debilidade do funcionamento da insulina em processar a glicose dos alimentos.

     Os alimentos contém 3 tipos de nutrientes básicos : glicídios, proteínas e gorduras. 

     Os dois últimos alteram pouco os níveis da glicemia, portanto, carnes, ovos e gorduras podem ser ingeridos com liberalidade, salvo restrições médicas particulares.

     No entanto, os alimentos ricos em glicídios devem ser ingeridos com moderação, na pertinência da glicemia.

     Dentre os glicídios, temos os simples e complexos.

     Os glicídios simples são a sacarose (açúcar branco), a frutose (açúcar das frutas) e lactose (açúcares do leite), entre outros.

     Os glicídios complexos são os que contém amido como o arroz, batata, trigo, milho, feijão, tubérculos, legumes, massas, doces e outros, sendo que os amidos se transformam em glicose no processo digestivo e vão para o sangue.

     A quantidade de glicidios de cada alimento constitui a "carga glicêmica" e a velocidade de absorção constitui o "índice glicêmico". 

     Quanto mais rápida for a absorção intestinal dos glicídios maior é o índice glicêmico deste alimento.

     Se a glicemia medida através dos aparelhos se mostrar baixa, a pessoa com diabetes deve ingerir mais glicídios; se estiver normal, a ingesta deve ser moderada e se estiver elevada, a ingesta de glicidios deve ser restringida.

     Vejamos, o pão francês pode ter a mesma carga glicêmica que o pão integral porém tem índice glicêmico mais elevado do que pão integral, pois este tem mais fibras o que lentifica a absorção dos glicídios.

     Portanto, o pão integral deve ser preferido ao pão francês e esta regra se aplica a todos os alimentos.

     Os alimentos com cargas glicêmicas elevadas e índices glicêmicos altos causam hiperglicemias proeminentes. 

     Já para as correções das urgentes "hipoglicemias", situação em que a glicemia fica mais baixa que o normal, é melhor os alimentos com elevada carga glicêmica e elevado índice glicêmico, pois corrigem a hipoglicemia com mais rapidez.

     No organismo normal, a resposta insulínica é automática e proporcional a sobrecarga da glicose, porém, nas pessoas com diabetes, a resposta insulínica é lenta o que acarreta hiperglicemia após a alimentação, "que é ruim para a saúde".

     Por este motivo, as pessoas com diabetes devem preferir alimentos com baixa carga glicêmica e baixo índice glicêmico que sejam distribuidas em várias refeições para desta forma reduzir a hiperglicemia acentuada após cada refeição.  

     Com esta explicação, torna-se fácil entender o porquê as pessoas com diabetes devem preferir alimentos com baixa carga glicêmica e baixo índice glicêmico. 

RELACIONADOS:


A Dieta do Ácido Úrico


Dieta do Colesterol


 




INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
do Rio de Janeiro

www.medicina.flumignano.com

Avenida Nossa Senhora de Copacabana 664/704,
CRP 22050-001 - RIio de Janeiro - RJ.


INÍCIO

BIBLIOTECA


EQUIPE 

NÚCLEOS

EDUCAÇÃO EM SAÚDE