INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA

www.medicina.flumignano.com

logoifm.gif (2913 bytes)
-
Núcleo de Neuropsicologia -
- CURITIBA - PARANÁ  - BRASIL --

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

MAUREN CARNEIRO DA SILVA RUBERT
 - psicóloga - neuropsicóloga -


Como todos os órgãos do corpo humano, o cérebro está sujeito a alterações, inclusive pelo próprio envelhecimento, ocorrendo um declínio cognitivo que se manifesta de forma similar ao declínio do funcionamento de outros sistemas corporais. No cérebro, devido à sua complexidade estrutural e funcional, suas funções não diminuem de forma igualitária, sendo que os aprendizados e as habilidades acumuladas ao longo da vida se deterioram de formas lentas e  diferenciadas. Em geral, a partir da idade adulta, o declínio cognitivo começa a se manifestar, sendo uma época propicia para realização de uma avaliação cognitiva de reconhecimento e estabelecimento de uma referência para acompanhamento posterior. A avaliação neuropsicológica é um auxiliar no diagnóstico neurológico e de vários problemas comportamentais, principalmente naqueles com alterações cognitivas. Por ser uma ciência cujo foco é o comportamento humano, baseado no funcionamento do cérebro, a neuropsicologia compreende a avaliação de alterações cerebrais (disfunções cognitivas) e do comportamento resultante de lesões, doenças e também do desenvolvimento anormal do sistema nervoso central. Além de testes psicológicos e escalas, utilizados para investigar aspectos das funções cognitivas de forma quantitativa, a neuropsicologia utiliza-se de análise qualitativa da produção do paciente, proporcionando elementos para avaliação de sua performance.  A partir da avaliação neuropsicológica é possível ainda fazer um mapeamento do funcionamento cerebral em termos de desempenhos reais, ou seja, saber quais são as habilidades cognitivas que estão num nível de desenvolvimento normal, quais estão aquém do esperado e quais estão acima do esperado para a faixa etária da pessoa avaliada. Esse estudo do funcionamento cerebral auxilia no planejamento terapêutico (medicamentoso e/ou comportamental) e, portanto, garante resultados mais eficientes. A avaliação neuropsicológica é um exame objetivo, que mede com precisão o desempenho de algumas habilidades cognitivas como atenção, memória, linguagem, pensamento abstrato, capacidade de compreensão entre muitas outras. Dentre as áreas avaliadas destacam-se:

MEMÓRIA: A memória não é um sistema unitário, sendo que ela pode ser dividida em memória de curto e de longo prazo. Um dos sistemas de armazenamento da memória é chamado de episódico, o qual arquiva informações verbais ou visuo-espaciais que podem ser conscientemente evocadas. Para a avaliação de memória episódica verbal, vários são os testes utilizados, dentre eles destacam-se: Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey- RAVLT; Hopkins Verbal Learning Test-Revised HVLT-R; 3 figuras e 3 palavras; Memória Lógica, dentre outros.

ATENÇÃO:  Assim como a memória, a atenção não é um sistema unitário. Ela pode ser classificada em: 1) atenção sustentada, referente à capacidade de manter o foco atencional em apenas uma tarefa por determinado período de tempo; 2) alternada, na qual a capacidade de alternar o foco se divide em duas ou mais atividades, e a 3) seletiva, que se refere a habilidade de direcionar a atenção para um determinado estímulo, ignorando outros estímulos que estiverem presente. Dentre os testes e exercícios utilizados para avaliar as atenções destacam-se: AC (atenção sustentada); D2 (atenção sustentada); STROOP (atenção sustentada e seletiva); Trial Making Test – TMT (atenção alternada); TEADI – Teste de Atenção Dividida (atenção alternada); TEALT – Teste de Atenção Alternada (atenção alternada), dentre outros.

FUNÇÃO EXECUTIVA: As funções executivas consistem na habilidade de perceber alternativas e criar metas, planos, estratégias para a resolução de problemas. Avalia-se as funções executivas através de testes e exercícios como: Teste Wisconsin de Classificação de Cartas; Fluência Verbal Nominal e Categórica;  STROOP; Questionário de Estimação Cognitiva, Provérbios,  entre outros.

PRAXIAS CONSTRUTIVAS: As praxias construtivas referem-se a habilidade em reproduzir um determinado modelo visual apresentado.  Dentre os testes mais utilizados encontram-se o subteste de Cubos do WAIS-III; as figuras da Bateria Cerad; Teste do Relógio; Figura de Rey dentre outros.

.  
 

 

COMENTE E PERGUNTE
 SOBRE ESTE ASSUNTO

Escreva seu nome inteiro
 e telefones para contato.

Seu e-mail para resposta

COMENTE e PERGUNTE

Obrigado e aguarde a resposta.
Apreciamos sua participação em nosso site.

 

 
 

INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA
Rua Atílio Bório 711, Alto da Rua XV -  cep 80045-120
CURITIBA - PR - BRASIL  
Telefax:  +55  (41) 3264-7500  

PÁGINA INICIAL AGENDAMENTO ON WEB | EQUIPE MÉDICA | NÚCLEOS DE ATENDIMENTOS | EDUCAÇÃO EM SAÚDE FLASH
 CALENDÁRIO VACINAL  | BOLETIM ELETRÔNICOBIBLIOTECA VIRTUAL