Família de GIUSEPPE FLUMIGNAN cc ELENA CLOZZA
ELENA CLOZZA, cc GIUSEPPE FLUMIGNAN, mãe de 12 filhos, sendo o 4º filho, ANTONIO, o “Patriarca”da família Flumignan do Brasil. A seu lado, a derradeira filha por nome VIRGÍNIA, n.19.10.1894 e dois netos NIERA e RICARDO, estes filhos de GIOVANNI FLUMIGNAN, (vulgo “Zanetto”), primogênito de ELENA. (Foto tirada em San Pier d’Isonzo em 1917, segundo informações de LEONILDA FLUMIGNAN MARCUZZI, em carta ao Autor, de julho/97.) Esta é a foto mais antiga registrada em nossos arquivos.
MARIA FLUMIGNAN e seu marido VIRGÍNIO PESTRIN, ela 5º filha de GIUSEPPE FLUMIGNAN e ELENA CLOZZA, residentes em Fraforeano, Província de Údine. O casal mantinha correspondência frequente com o irmão e cunhado ANTONIO FLUMIGNAN, relatando os eventos dos familiares na Itália. A família PESTRIN também consorciou-se com a família FLUMIGNAN através do casamento de SANTA PESTRIN e ANTONIO FLUMIGNAN, o casal patriarca do Brasil.
TULLIO PESTRIN, nascido em 24.8.1932, primogênito do casal MASSIMO e LUIGIA, neto de MARIA FLUMIGNAN, residente em Oakville, Ontário, Canadá, que mantinha correspondência com ANGELO FLUMIGNAN, de Martinópolis-SP e ultimamente com o AUTOR desta genealogia. Sem dúvida TULLIO herdou as qualidades de seu genitor na dedicação de corresponder-se com os familiares e os visitar quando possível. Na Itália manteve contato com ERMANNO FLUMIGNAN e se empenhou na consecução das fotos antigas que figuram nesta genealogia, conforme relatou ERMANNO em uma de suas cartas. É casado com a inglesa DOREEN J. AUSTIN, nascida em 15.8.1937. TULLIO é graduado em escola superior na Itália e emigrou para o Canadá em 17.11.1950 onde trabalha em uma grande empresa de gêneros alimentícios, a SOBLAW GROCETIRIA COMP., nas funções de inspetor, mais exatamente, nas funcões de “verificatori dei conti”. É aficcionado à música clássica e se compraz em viajar, tendo estado no Brasil com a esposa em maio de 1994 visitando os parentes do Rio de Janeiro-RJ, Londrina-PR, Martinópolis-SP, Presidente Prudente-SP e Fernandópolis-SP.
O casal MASSIMO PESTRIN e LUIGIA SANTA PARON, ele primogênito de MARIA FLUMIGNAN e VIRGINIO PESTRIN, com os filhos TULLIO (1932), MARIO e ROBERTO, gêmeos, nascidos em 16.8.1938, sendo que MARIO, à direita da mãe, reside na Itália, em Rivignano, Província de Údine e ROBERTO, à esquerda do pai, em Oakville, Estado de Ontário, Canadá, onde também reside TULLIO. Irmãos reunidos para comemorar o 60º aniversário de casamento dos pais em 14.11.1991, MASSIMO era quem, às vezes, escrevia as cartas da mãe endereçadas ao irmão ANTONIO FLUMIGNAN “O Patriarca da família Flumignan do Brasil”, já residente no Brasil.
BARTOLOMEU FLUMIGNAN, 6º filho do casal GIUSEPPE FLUMIGNAN e
ELENA CLOZZA, n.18.1.1879, f. 23.2.1964, aos 85 anos.
![]() (Fotos 1 e 2) FERDINANDO FLUMIGNAN,n.20.1.1884,em San Martino di
Codroipo, Província de Údine, 8º filho de
GIUSEPPE e ELENA CLOZZA.A carta de sua
irmã MARIA,datada de 20.1.1884, remetida ao
“Patriarca”, refere que o
mesmo faleceu em um grande acidente em 1939,sem mais detalhes.Era ele
pescador profissional, vendo-se acima a carteira de licença para a
pesca em água doce.Na sequência de fotos ao lado, vê-se:(3)FERDINANDO
com a esposa IDA OLIVO e os filhos LUIGI, n.1909; MARIA,n.1910 e
GIOVANNI,n.1913. (4) LUIGI, a esposa MARIA SVERZUT e o filho RENZO
FLUMIGNAN,n.1938. (5) RENZO e a esposa EDDA PAVIOTTI. (6)A filha de
RENZO, MICHELA FLUMIGNAN, n.1972, formada analista contábil em
1991,residindo com os pais em Ruda, Província de Údine.
![]() ELIZABETTA MARIA FLUMIGNAN, nascida em 19.12.1891, 11º filha
do casal GIUSEPPE FLUMIGNAN e ELENA CLOZZA, com o marido GIACOMO MARCUZZI e as filhas OLGA
e AMÁLIA, que está no colo. De pé, entre o casal, a cunhada.
![]() VIRGÍNIA FLUMIGNAN, n.19.10.1894 e f. 1.5.1954, sendo ela a 12ª e derradeira filha de GIUSEPPE FLUMIGNAN e ELENA CLOZZA, irmã do “patriarca ”ANTONIO. Do casamento com ANTONIO ZANOLLA lhe advieram 4 filhos, MARIO, MARIA, BRUNO e GIUSEPPE, que residem na Província de Gorízia, região setentrional da Itália. Certamente que, em homenagem à essa irmã distante, VIRGÍNIA, o patriarca deu-lhe o nome à filha primogênita nascida aqui em 1987. Desse fato é lícito inferir-se que, apesar de todas as dificuldades da época, nossos antepassados mantinham correspondência noticiando os fatos mais importantes da família, cujas cartas, com exceção de 3, infelizmente, não restaram preservadas. |